domingo, 16 de novembro de 2008

O riso que salva vidas



Está comprovado: sorrisos são contagiantes e proporcionam bem estar!

Neste domingo, o grupo Doutores da Alegria comemorou o 10º aniversário de atuação em hospitais. Para festejar, foi realizado o festival "Que Palhaçada é Essa?!", que contou com uma programação especial para a criançada. O coordenador dos Doutores do Riso, Wellington Nogueira, recordou histórias dos 10 anos do grupo, no Rio. O evento aconteceu no Senac de Copacabana. Para finalizar as comemorações, foi apresentado um show de esquetes com antigos números de duplas que já fizeram parte do elenco. O grupo Doutores da Alegria, que já ganhou diversos prêmios de reconhecimento, é formado por cerca de 60 artistas em prol da palhaçada. Eles atuam em 19 hospitais aqui no Rio de Janeiro, em São Paulo, Recife e Belo Horizonte.


A resposta do bonito trabalho realizado há 10 anos não poderia ser mais gratificante do que o sorriso no rosto de cada criança.





"O programa de visitas a hospitais é o pulso dos Doutores da Alegria. Em 1991, quando tudo começou, a idéia de atores-palhaços brincando de ser médicos para interagir com pacientes hospitalizados era vista com resistência. Mas o Hospital Nossa Senhora de Lourdes abriu espaço para a experimentação e a partir daí não paramos mais.

Ao longo dos anos, o Núcleo de Formação e Pesquisa dos Doutores da Alegria elaborou uma política de relacionamento com os hospitais que inclui diretrizes sobre a seleção das instituições para a atuação dos Doutores, recursos para o financiamento do trabalho, roteiro, freqüência, acompanhamento e duração do programa.

O documento baseia-se nos valores e princípios que norteiam a própria interação do palhaço dos Doutores da Alegria com a criança. O palhaço entra, provoca, cria uma ligação de confiança através da graça, faz borbulhar o ambiente e segue seu caminho.

Assim, os Doutores da Alegria implementam em cada hospital um programa que, aos poucos, passa a ser do próprio hospital, na medida em que o ambiente assimila a função do palhaço e os profissionais de saúde percebem que as relações que constroem com as crianças internadas podem ser ainda melhores, inclusive mais leves."

Fonte: http://www.doutoresdaalegria.org.br/nufo/doutores.asp

3 comentários

Anônimo disse...

Amiguinhaaaa!!!

Conheço o trabalho deles, aliás, eles farão uma apresentação para a minha empresa no começo do ano que vem.

Bjs saudosos.
Mary

Lais disse...

Boom eu axo o trabalho deles muuito bom, nunca presenciei mais adoraria um dia trabalhar junto com eles, levando alegria pra pessoas .... ADORO ESSE TRABALHO

Anônimo disse...

Boom eu axo o trabalho deles muuito bom, nunca presenciei mais adoraria um dia trabalhar junto com eles, levando alegria pra pessoas .... ADORO ESSE TRABALHO

Postar um comentário